quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O QUE É ? ABRAJI

ABRAJI - O QUE É ?



ACONTECEU...





A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo foi criada por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas.



Nosso objetivo é organizar uma associação mantida pelos próprios jornalistas, sem fins lucrativos, que promova congressos, seminários, oficinas especializadas, que cuide do aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no tema 'investigação', que edite livros sobre o assunto, que seja um fórum de trocas de experiências.



A iniciativa nasceu no seminário 'Jornalismo Investigativo: Ética, Técnicas e Perigos'. O evento foi organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves. No final, vários de nós passamos a nos perguntar porque não temos ainda no Brasil uma instituição parecida com a IRE (Investigative Reporters & Editors), criada pelos jornalistas dos Estados Unidos, ou o Centro de Periodismo de Investigación, de nossos colegas mexicanos.



O primeiro passo foi uma troca de e-mails entre um grupo de 45 jornalistas de várias redações de várias cidades, iniciativa do Marcelo Beraba, diretor da sucursal da Folha de S.Paulo no Rio de Janeiro. Em seguida, diante da boa acolhida e da chegada de novos jornalistas, o Rosental ajudou a organizar uma lista de discussao por e-mail (listserv). Os computadores da Universidade do Texas, onde o Rosental leciona, hospedam a lista de discussão que reúne os interessados em participar desta experiência. Se você quiser entrar, siga as instruções.



O grupo continuou a crescer, e decidimos abrir esta página na internet, criada pelo Marcelo Soares. A página vai abrigar o noticiário sobre as nossas trocas de correspondências e informações sobre jornalismo investigativo.



Em 7 de dezembro de 2002, reunimos 140 jornalistas na Universidade de São Paulo (USP) para discutir a formação da nossa associação. A discussão toda se deu em torno do texto 'Motivos para se criar um IRE brasileiro', do Marcelo Beraba. No seminário, tivemos workshops com Brant Houston, da IRE, Pedro Armendares, da Periodistas de Investigación, e um debate sobre lavagem de dinheiro, com o procurador Celso Três e o diretor de investigação da Receita Federal, Deomar Vasconcellos.



Fontes: 

Texto: http://www.abraji.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails