quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reforma da Igreja São Domingos Causa Polêmica



Obra na Igreja de São Domingos não teria permissão para ser realizada





Igreja de São Domingos, tombada há 15 anos, passa por reformas, porém, Departamento de Patrimônio Artístico e Cultural (Depac), diz que para realização de obras no templo, autorização deveria ter sido pedida. Trabalhos podem ser embargados. Foto: André Redlich

Igreja de São Domingos, tombada há 15 anos, passa por reformas, porém, 

Departamento de Patrimônio Artístico e Cultural (Depac), 

diz que para realização de obras no templo, autorização deveria ter sido pedida. 

Trabalhos podem ser embargados. Foto: André Redlich




Arquidiocese começou obras na Igreja de São Domingos, mas, o Departamento de Patrimônio Artístico e Cultural (Depac), diz que o templo, tombado há 15 anos, não pode ser modificado sem antes ter autorização do município. Foto: André Redlich


Arquidiocese começou obras na Igreja de São Domingos, mas, 
o Departamento de Patrimônio Artístico e Cultural (Depac), 
diz que o templo, tombado há 15 anos, não pode ser modificado 
sem antes ter autorização do município. 
Foto: André Redlich




Por: Thaís Sousa 20/10/2010

De acordo com o Depac, reforma do templo, tombado há 15 anos, não foi autorizada e pode ser embargada. Já a Arquidiocese argumenta que local necessita de reparos emergenciais

A iniciativa de reformar a Igreja de São Domingos, no bairro de mesmo nome, está causando polêmica e as obras podem acabar sendo embargadas pela Prefeitura. Segundo o Departamento de Patrimônio Artístico e Cultural (Depac), o imóvel do templo é um bem tombado, há 15 anos, e não houve autorização do município para a realização da reforma. 
A Arquidiocese de Niterói afirma que os reparos eram emergenciais, já que o local estava infestado de cupins. Disse, ainda, que há anos vinha solicitando o socorro da Prefeitura para a paróquia. A igreja não forneceu detalhes sobre o custo da obra, mas informou que o dinheiro veio da própria igreja, com a ajuda de seus fiéis.
A igreja de São Domingos foi construída no século XVII e tombada em 1995, pela Lei Municipal 1.478. Segundo o Depac, somente a Prefeitura, através do órgão, poderia ter autorizado e executado a reforma na igreja, que deveria ter sido licitada, com verba do município. Por isso, o embargo deve ser efetuado.
Além disso, na última terça-feira, uma equipe técnica do departamento teria vistoriado as obras e encontrado problemas no projeto que está sendo executado pela paróquia. As características originais da estrutura não estariam sendo preservadas.
O FLUMINENSE esteve na igreja de São Domingos e conseguiu falar com o monsenhor Elídio Robaina, responsável pela paróquia. Com a igreja fechada, o religioso afirmou que a reforma ainda não havia sido iniciada, mas que se tratavam de obras de restauração das estruturas. Segundo a Arquidiocese de Niterói, o altar encontrava-se em estado de conservação ruim e com algumas partes chegaram a afundar devido a uma infestação de cupins.
“A Arquidiocese de Niterói sabia que as obras eram urgentes, por isso, elas foram autorizadas”, garante o padre Leandro Freire, representante da Arquidiocese, que afirma não ter fornecido verba para a recuperação e que o dinheiro vem sendo arrecadado pela própria paróquia. 

O FLUMINENSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails