sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio é eleita a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016



 Rio é eleita a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016
 Por redação Yahoo! Brasil



A cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta sexta-feira para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade brasileira venceu outras três concorrentes: Chicago (EUA), Madri (ESP) e Tóquio (JAP). A eleição, realizada em Copenhague, contou com a presença dos líderes de estado de seus países. Lula, Obama, Juan Carlos I e Yukio Hatoyama estiveram na Dinamarca.
A capital fluminense foi escolhida após fazer final com Madri. A cidade de Chicago, cotada favorita ao lado do Rio, foi eliminada logo na primeira rodada, para a surpresa de todos. Na segunda rodada, Tóquio caiu e causou enorme comoção entre a delegação presente no evento. A proximidade com os Jogos de Pequim foi a principal causa para a eliminação japonesa.








Apresentação do Rio exalta ineditismo
A apresentação final da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, feita hoje em Copenhague, teve como principal ponto a oportunidade de levar o evento pela primeira vez ao Brasil e à América do Sul.
O argumento foi usado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao afirmar que os Jogos no Rio pertencerão "a todos os povos e continentes, e à humanidade inteira".
Lula afirmou que "chegou a hora" do Rio, já que o Brasil é o único país entre as dez principais economias do mundo que nunca recebeu as competições. Ele lembrou que os sul-americanos e a África nunca tiveram o evento.
"Nossa candidatura não é só nossa, é também de toda América do Sul, de 400 milhões de pessoas, entre eles 180 milhões de jovens", apontou Lula, ressaltando a necessidade de corrigir o "desequilíbrio" geográfico na distribuição dos Jogos.
"O COI introduziu nos últimos anos novas modalidades e novas tecnologias, além de atrair mais países ao movimento olímpico. Mas seu desafio agora é abrir novas fronteiras, expandindo os Jogos a outros continentes para que a chama olímpica possa arder também neles", destacou.

Orlando Silva exalta apresentação brasileira
O ministro do Esporte, Orlando Silva, acredita que a comunidade olímpica "entendeu a mensagem" transmitida hoje na apresentação final da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos de 2016. "Estou feliz que tenha entendido. Resumimos ao mundo o que oferecemos nestes 54 minutos", disse.
"A apresentação do Brasil foi muito emocionante", afirmou Pelé, que confessou ter chorado durante a apresentação. "Respeitamos todas as cidades, mas, pela apresentação, mostramos a todos que o Rio de Janeiro está preparado."

Pelé prefere Olimpíadas à Copa
Com três títulos mundiais no currículo, mas sem nunca ter disputado uma Olimpíada, Pelé afirmou nesta sexta-feira que a eventual realização dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro é mais importante para ele do que a Copa do Mundo do Brasil dois anos antes.
O ex-jogador de 68 anos, personalidade brasileira mais assediada durante a sessão do Comitê Olímpico Internacional que decidirá a sede da Olimpíada nesta sexta-feira, até brincou que estaria em forma para disputar os Jogos pela primeira vez.
"Sou o único jogador que disputou e conquistou três Copas do Mundo, mas, no meu tempo, profissional não podia disputar Olimpíada", disse Pelé em entrevista coletiva após acompanhar a apresentação final do Rio antes da votação.
"Se eu me preparar, até poderia jogar a Copa no meu país, mas hoje o meu objetivo está nas Olimpíadas. Prefiro me preparar para disputar as Olimpíadas no Brasil", acrescentou Pelé, quando perguntado se teria condições de voltar aos campos para defender a seleção brasileira em 2014.
Pelé, que fez parte da equipe brasileira na apresentação mas não discursou, disse que ficou bastante emocionado de ver a concretização de um projeto iniciado há dois anos.


Fonte:
http://br.esportes.yahoo.com/colunas/rioeleita-a-cidade-sede-dos-jogos-olmpicos-de-2016-esportes-73.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails